fbpx

Bacharel
em Teologia

Graduação Presencial ou EaD

O curso de Bacharel em Teologia da Flam tem o objetivo de preparar pessoas para a expansão do Reino de Deus, evidenciada na vida íntegra, no ensino do Evangelho e no trabalho benevolente ao próximo.  O curso capacita o aluno para o ministério pastoral, missionário e acadêmico. Primamos pela excelência acadêmica; nossos professores são mestres dedicados ao ensino e ao desenvolvimento integral do aluno. Temos o compromisso de desenvolver competências para o exercício do ministério pastoral, urbano e missionário.

DURAÇÃO: 3 anos (6 semestres)

MATRIZ CURRICULAR

Antigo Testamento: Pentateuco e Históricos

Antigo Testamento: Profetas e Escritos

Novo Testamento: Evangelhos e Atos

Novo Testamento: Cartas e Apocalipse

Grego Bíblico Instrumental

Hebraico Bíblico Instrumental

Exegese Bíblica

Teologia Bíblica: Antigo e Novo Testamento

História da Igreja: Antiga e Medieval

História da Igreja: Moderna e Contemporânea

Teologia Sistemática: Trindade e Criação

Teologia Sistemática: Cristologia e Soteriologia

Teologia Sistemática: Eclesiologia, Pneumatologia e  Escatologia

Teologia Moderna e Contemporânea

Teologia Latino-americana

Hermenêutica Bíblica

Teologia Pastoral

Filosofia da Religião

Psicologia da Religião

Sociologia da Religião

Ética e Cidadania

Produção e Interpretação de Textos

Teologia e Arte

Metodologia da Pesquisa

Gestão de Projetos sócio eclesiais

História e Cultura afro-brasileira africana e indígena

Ecoteologia e Educação Ambiental

Libras

Aconselhamento Cristão

Educação Cristã

Culto e Pregação

Espiritualidade Cristã

Missões Transculturais

Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso

Liderança e Ministério

Evangelização e Discipulado

Plantação e Revitalização de Igrejas

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso

Atividades Complementares

Estágio Supervisionado

Carga Horária Total

2.900 horas

Estrutura

CURRICULAR

O Currículo do Curso de Bacharelado em Teologia segue as orientações das DCNs da Teologia, publicadas por meio da Resolução CNE/CES nº 4, de 16 de setembro de 2016.

Professores da
Graduação

Especialista

André Lima Botelho

Possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Filadélfia (2009). Atualmente é Professor da Faculdade Latino-americana. Tem experiência na área de Teologia.

Doutora

Adriana Torquato Resende

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Arujá (2007) e mestrado em Teologia pelo Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper – Mackenzie (2002). Dissertação: “Valores educacionais cristãos presentes nos contos de Grimm – um estudo introdutório.” Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Dissertação: “Ser professor: olhares de estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental”. (2013) Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura. Título da tese: “Cenários de práticas pedagógicas no 5o ano do Ensino Fundamental: professores, alunos e pesquisadora.” (2017). Atuação principalmente nos seguintes temas: reflexões teológico-pedagógicas, educação, formação de professores, práticas pedagógicas, ensino fundamental. Entusiasta da Educação a Distância, trabalhando como tutora, revisora e produtora de material pedagógico nessa área.

Doutor

Elias Justino Bartolomeu Binja

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), graduação em Teologia pela Faculdade Latino-Americana de Teologia Integral (2002), graduação em Teologia (covalidação) pelo Centro Universitário Filadélfia (2007), mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010) e doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Atualmente é professor convidado de antropologia da Universidade Agostinho Neto e professor de filosofia na União Nacional das Instituições do Ensino Superior Provadas – Uniesp. Atuando principalmente nos seguintes temas: globalização e descentramento, identidade cultural, educação e formação de humanidade, intersubjetividade e sociedade.

Especialista

Fabiane Dias Romano

Pós graduada em: Ensino de Libras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2013), Docência no Ensino Superior pela Universidade Guarulhos (2011). Especialista em Educação da pessoa deficiente da audiocomunicação pela Faculdades Metropolitana Unidas (2008). Graduada em Pedagogia pela Faculdades Integradas de Guarulhos (2007). É docente da graduação na Universidade Guarulhos desde (2009),ministrando às disciplinas de Língua Brasileira de Sinais e Alfabetização e Letramento.

Doutora

Inês Aparecida Teixeira

É Bacharel em Letras, licenciada em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Integra o grupo de Estudos de Linguagem para Ensino do Português – GELEP – PUC-SP e o GRUPO ERA de estudos retóricos PUC-SP. Professora aposentada da Rede Pública Estadual de São Paulo e da rede particular. Atua como corretora de redação para PUC-SP e trabalha nos projetos de avaliação externa da Avalia do Grupo Santilliana, coordenando de grupos de correção e produzindo de itens avaliativos. Docente da Flam – Faculdade Latino-america, ministrando aulas de metodologia, educação cristã, texto e redação e gestão de projetos sócio-eclesiais. Orientadora de TCC e artigos científicos da pós-graduação. Coordenadora da pós-graduação, professora na pós-graduação das disciplinas metodologia, educação cristã e didática do ensino superior. Presidente, no Brasil, da Aglow International – Organização não-governamental de auxilio comunitário.

Especialista

Ivone Lima Ferreira Botelho

Graduação em Letras e Teologia. Especialista em Missões Urbanas e Mestre em Missiologia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas. Diretora da Flam – Faculdade Latino Americana (de teologia) há 3 anos. Missionária da Sepal. Palestrante para casais.

Especialista

José Januário Filho (Nino)

É Pastor Batista com 25 anos de vida ministerial, Bacharel em Teologia, Pós-graduado em Aconselhamento, Pós-graduando em Psicanálise e Professor de Homilética e Métodos de Estudo Bíblico há 20 anos na FLAM. É casado com a Rosângela, e pai do Filipe e da Giulia. Usa sempre seu jaleco de “Aprendiz da Vida” e é um torcedor bem-humorado do SC Corinthians Paulista.

Mestre

Luis Fernando de Carvalho Sousa

Possui graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (2011) e graduação em História pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2007). Atuando principalmente no seguinte tema: erótica, libertação, mulher, alteridade e totalidade.

Doutor

Sidney De Moraes Sanches

Possui Doutorado e Pós-doutorado em Novo Testamento (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, 2006, 2018), Mestrado em Missiologia (Centro Evangélico de Missões, 1996), e Graduação em Teologia (Seminário e Instituto Bíblico da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, 1985, validado pela Faculdade Evangélica de Belo Horizonte, 2005); Bacharelado em Filosofia (Universidade do Sul de Santa Catarina, 2018). Fundador e Diretor da Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte (1996 a 2008). Docente na área de: Cristologia/Soteriologia, Hermenêutica, Exegese e Teologia do Novo Testamento, nas seguintes IES: Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte (1993-2008); Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte (2008-2009); Faculdade Unida de Vitória (2010); Faculdade Metodista do Espírito Santo (2010); Faculdade Teológica Sul Americana (Londrina, 2011);Faculdade Teológica Refidim (Joinville, 2012); Faculdade Católica de Santa Catarina (Joinville, 2012); Faculdade Nazarena do Brasil (Campinas, 2013-2017); Faculdade Latino-americana (Arujá, 2018). A partir de 2019 sou Coordenador do Bacharelado em Teologia da Faculdade Latino-americana (FLAM). Pesquisador em análise narrativa, retórica e pragmática do texto bíblico, e da tradição e transmissão oral do Novo Testamento. Desde 2006, faço parte do corpo de avaliadores do INEP para os cursos de Teologia.

Mestra em Teologia Prática

Regina Fernandes Sanches

Mestra e Teologia e Práxis (FAJE). Docente há 22 anos. Tem experiência na direção de seminários e faculdades teológicas, e na coordenação de cursos teológicos. Sócia-fundadora da editora Saber Criativo. Avaliadora do INEP para autorização de cursos superiores de Teologia. Produziu as seguintes obras: Como fazer Teologia da Missão Integral (Garimpo); Teologia da Missão Integral (Reflexão); Teologia da Igreja (Saber Criativo); Teologia Viva (Reflexão); Introdução às Teologias Latinoamericanas (Saber Criativo).

Mestre

Tarsílio Soares Moreira

Mestre em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica pela Universidade de São Paulo (2013). Bacharel em Letras – Hebraico pela Universidade de São Paulo (2011) e bacharel e licenciado em Letras – Grego (2006) e Letras – Português pela Universidade de São Paulo (2006).
Tem experiência em literatura bíblica e na área de Lingüística, com ênfase em Tradução. É pastor batista há 15 anos.

Formas de
Acesso

PELO VESTIBULAR
Prova de redação, nota mínima 6,0

PELA NOTA DO ENEM
Apresentação do Boletim de Notas do último ENEM no ato da inscrição, com a média geral mínima de 400 pontos.

SE VOCÊ JÁ É GRADUADO
Aprovado e graduado em outro Ensino Superior.

Modalidade Bacharel em Teologia Presencial

Reconhecido Port. MEC 168 DOU 05/04/2019

(3 dias presencial + aulas on-line)

Com unidades curriculares oferecidas em aulas presenciais, de terça-feira a quinta-feira, na sede da FLAM, e com unidades curriculares oferecidas no modelo do curso Bacharelado em Teologia a distância, na segunda-feira e na sexta-feira, na plataforma de estudos MOODLE, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) destinado para esse fim.

Informações de contato

Matrículas
https://flam.sisa.app/academico/processo-seletivo/
(11) 97414-6233  (Whatsapp)
(11) 99678-4952
info@flam.org.br
Atendimento da secretaria: das 9h às 15h

Modalidade Bacharel em Teologia EaD

Autorizado Port. MEC n. 03 DOU 08/01/2020

Curso Bacharelado em Teologia a distância, na plataforma de estudos MOODLE, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) destinado para esse fim.

Informações de contato

Matrículas
https://flam.sisa.app/academico/processo-seletivo/
(11) 97414-6233  (Whatsapp)
(11) 99678-4952
info@flam.org.br
Atendimento da secretaria: das 9h às 15h