Notícias

Vocação Pastoral – PAM

PAM

Vocação Pastoral – PAM

Data: 12 a 14 de setembro 2016

O caminho de volta


“. . . desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus”. (Hb. 12: 1-2)

A exortação do pastor Eugene Peterson de que “muitos pastores, quando abraçam a vocação pastoral, perdem a fé pessoal”, seria irônica se não fosse trágica. Sua exortação não é motivada pela frustração ou amargura ressentida que promove acusações generalizadas e injustas, antes se baseia em uma longa experiência pessoal e, também, nos muitos anos de ministração a pastores. Ele percebeu que a ordenação pode desencadear um processo de profissionalização a que chama de “idolatria vocacional”, processo que sutilmente afasta o pastor da comunhão íntima com Deus, minando sua fé. Obviamente, esse processo é quase que imperceptível às pessoas uma vez que ele esconde a sua falta de espiritualidade em meio a um ativismo religioso e discurso piedoso.

Infelizmente, esta contradição não é exclusividade de pastores, pelo contrário, muitos líderes também a experimenta, podem trabalhar por anos a fio aparentando consagração sem quebrantamento e renovo do Espírito. Parece que esse era o pecado da igreja de Éfeso: consagrada, perseverante e fiel à doutrina, mas distante do primeiro amor. Era preciso voltar ao amor perdido! Isto ocorre quando o Espírito Santo nos “ilumina dentre os mortos”. Então, Ele começa um processo lento e, às vezes, dolorido. Não é fácil fazer o caminho de volta, quantas dificuldades o pródigo deve ter enfrentado.  O grande evangelista Moody, um dos muitos que foi seduzido pela idolatria vocacional, conta-nos que seu caminho de volta foi lento e penoso já que sua vida mais parecia um cipoal. Foram necessárias muitas horas de oração e lágrimas na presença do Pai até que o Espírito Santo pudesse desenrolar cada fio que o escravizava, que o impedia de correr com liberdade e alegria. Aos que honesta e corajosamente fazem o caminho de volta, o Pai aguarda com os abraços abertos e festa!

Pr. Israel Sifoleli

Informações

Valor: R$ 230,00

Preletores:

– Jasiel Botelho

– Israel Sifoleli

– André Botelho

– Ed Rene Kivitz

Mais Notícias