fbpx

Pós-Graduação

TEOLOGIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Pós-Graduação EaD

Lato Sensu

• Curso a distância com aulas ao vivo.

• Aulas gravadas disponíveis para estudo ou para assistir em outro horário.

• Material preparado por professores mestres e doutores.

• Tutores oferecendo suporte individualizados.

• Professores mestres e doutores (70%).

• Relacionamento entre os colegas de turma de todo o Brasil e exterior.

• Teologia Bíblica.

• Certificado de especialização com MEC.

Duração do curso: 12 meses – 360 horas.

10 disciplinas (módulos)

  • 5 disciplinas na plataforma Moodle, em interação com o professor no mês em que a disciplina entrar no AVA.
  • 5 disciplinas oferecidas no modo presencial, no prédio da Flam em Arujá (hospedagem e alimentação à parte).
  • As aulas acontecem no último fim de semana do mês. 
  • Primeiro módulo: 26 e 27 de fevereiro 
    • sábado de manhã e à tarde; domingo de manhã. 
    • Ou, conforme a disponibilidade do aluno e do professor,
    • sábado de manhã, à tarde e à noite.

Duração do curso: 12 meses – 360 horas.

10 disciplinas (módulos) na plataforma Moodle, em interação com o professor no mês em que a disciplina entrar no AVA.

    • As disciplinas entram na plataforma Moodle (AVA) no dia 30 de cada mês.

• AVA (Moodle) com suporte.
• Live aula: Plataforma Zoom Flam
• Proesc: sistema de secretaria

TEOLOGIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

• Conhecimentos sólidos de temas centrais da teologia e de sua relevância em relação ao contexto sócio-político, cultural e religioso da atualidade no Brasil.

• Estudo da mensagem do Novo Testamento, a interpretação e aplicação na vida hoje.

• Estudo da mensagem do Antigo Testamento, contexto histórico e ligação com o Novo Testamento.

• A Espiritualidade Cristã e as implicações na vida cristã e na sociedade. As várias tradições de Espiritualidade.

• Defesa dos direitos humanos e dos princípios cristãos.

• Reflexão teológica acerca da atuação da liderança e povo evangélico brasileiro e os principais problemas sociais contemporâneos .

• Aperfeiçoamento do serviço cristão nas comunidades para que a igreja atue como um agente de transformação social.

Grade de

Especialização

1. Teologia da Missão

2. Políticas Públicas e Responsabilidade Social Cristã

3. Análise de contexto

4. Espiritualidade Cristã

5. Aconselhamento

6. Monitoramento e Avaliação de Projetos – Gestão de Pessoas

7. Hermenêutica

8. Educação Cristã

9. Evangelismo e mentoria

10. Didática do Ensino Superior e Educação Cristã

Trabalho de conclusão: elaboração de projeto social modelo

OBS.: Sujeito a alterações na ordem.

Professores da
Pós-Graduação

Equipe multidisciplinar formada por mestres, doutores e especialistas nas áreas ministradas:

Especialista

Fábio Ito

Possui graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana (2005). Pós graduado em Teologia e Ministério pela Faculdade Latino Americana de Teologia Integral (2013). Doutorando em Teologia e Ministério pelo Seminário Servo de Cristo (2017). Atualmente é professor e coordenador de projetos da Faculdade Latino-americana de Teologia Integral e coordenador de pesquisa do Instituto Total de Educação. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia.

Especialista

André Lima Botelho

Possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Filadélfia (2009). Atualmente é Professor da Faculdade Latino-americana. Tem experiência na área de Teologia.

Doutor

Sidney de Moraes Sanches

Possui Doutorado e Pós-doutorado em Novo Testamento (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, 2006, 2018), Mestrado em Missiologia (Centro Evangélico de Missões, 1996), e Graduação em Teologia (Seminário e Instituto Bíblico da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, 1985, validado pela Faculdade Evangélica de Belo Horizonte, 2005); Bacharelado em Filosofia (Universidade do Sul de Santa Catarina, 2018). Fundador e Diretor da Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte (1996 a 2008). Docente na área de: Cristologia/Soteriologia, Hermenêutica, Exegese e Teologia do Novo Testamento, nas seguintes IES: Faculdade Evangélica de Teologia de Belo Horizonte (1993-2008); Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, de Belo Horizonte (2008-2009); Faculdade Unida de Vitória (2010); Faculdade Metodista do Espírito Santo (2010); Faculdade Teológica Sul Americana (Londrina, 2011);Faculdade Teológica Refidim (Joinville, 2012); Faculdade Católica de Santa Catarina (Joinville, 2012); Faculdade Nazarena do Brasil (Campinas, 2013-2017); Faculdade Latino-americana (Arujá, 2018). A partir de 2019 sou Coordenador do Bacharelado em Teologia da Faculdade Latino-americana (FLAM). Pesquisador em análise narrativa, retórica e pragmática do texto bíblico, e da tradição e transmissão oral do Novo Testamento. Desde 2006, faço parte do corpo de avaliadores do INEP para os cursos de Teologia.

Doutora

Adriana Torquato Resende

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Arujá (2007) e mestrado em Teologia pelo Centro Presbiteriano de Pós-graduação Andrew Jumper – Mackenzie (2002). Dissertação: “Valores educacionais cristãos presentes nos contos de Grimm – um estudo introdutório.” Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Dissertação: “Ser professor: olhares de estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental”. (2013) Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura. Título da tese: “Cenários de práticas pedagógicas no 5o ano do Ensino Fundamental: professores, alunos e pesquisadora.” (2017). Atuação principalmente nos seguintes temas: reflexões teológico-pedagógicas, educação, formação de professores, práticas pedagógicas, ensino fundamental. Entusiasta da Educação a Distância, trabalhando como tutora, revisora e produtora de material pedagógico nessa área.

Especialista

José Januário Filho (Nino)

É Pastor Batista com 25 anos de vida ministerial, Bacharel em Teologia, Pós-graduado em Aconselhamento, Pós-graduando em Psicanálise e Professor de Homilética e Métodos de Estudo Bíblico há 20 anos na FLAM. É casado com a Rosângela, e pai do Filipe e da Giulia. Usa sempre seu jaleco de “Aprendiz da Vida” e é um torcedor bem-humorado do SC Corinthians Paulista.

Mestre

Ziel Machado

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduação em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana,especialização em Cristianismo Contemporâneo no London Institute for Contemporary Christianity – LICC-UK, mestrado em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A formação complementar emcursos livres na área de Teologia Cristã, com concentração nas áreas de Ética,Espiritualidade e Cidadania, e o D.Min pela Faculdade Teológica Metodista Livre SP, Missionary In Residence Regent College- Vancouver. Atualmente é colaborador do Centro de Estudos Teológicos Interdisciplinários – CETI e professo r da Faculdade Latino Americana-FLAM e Vice Reitor Acadêmico do Seminário Teológico Servo de Cristo. Presidente de Honra da International Fellowship of Evangelical Students – IFES.

Formação Complementar

Doutorado em Ministério – D.Min (Intra corpus) – Faculdade de Teologia Metodista Livre, FTML, Brasil;

Curso livre de Teologia (Bacharel) – Faculdade de Teologia Metodista Livre, FTML, Brasil;

In Residence – Theological Studies – Regent College – UBC, RC, Canadá;

Contemporary Christianity – London Institute for Conremporary Christianity, LICC, Grã-Bretanha.

Doutor

Valdir Steuernagel

É um pastor luterano com mestrado e PhD da Lutheran School of Theology em Chicago, USA. Ele exerceu ministério junto a Aliança Bíblica Universitária, a Fraternidade Teológica Latino Americana e a Visão Mundial Internacional. Valdir foi co-fundador do Centro de Pastoral e Missão, vinculado ao Movimento Encontrão e, no presente, exerce o pastorado junto a Comunidade do Redentor em Curitiba, PR. Ele é um Assessor Sênior do Movimento de Lausanne e embaixador da Aliança Cristã Evangélica Brasileira. Valdir publicou livros e artigos na área da missão integral e da missão da igreja  em português, espanhol e inglês.

Doutor

Elias Justino Bartolomeu Binja

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), graduação em Teologia pela Faculdade Latino-Americana de Teologia Integral (2002), graduação em Teologia (covalidação) pelo Centro Universitário Filadélfia (2007), mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010) e doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Atualmente é professor convidado de antropologia da Universidade Agostinho Neto e professor de filosofia na União Nacional das Instituições do Ensino Superior Provadas – Uniesp. Atuando principalmente nos seguintes temas: globalização e descentramento, identidade cultural, educação e formação de humanidade, intersubjetividade e sociedade.

Mestre

Marcos Custódio

Coordenador Nacional de Organização & Métodos na empresa Serve the City Brasil.
Diretor executivo na empresa Innovates Consultores.
Master em Sustentabilidade pela instituição de ensino FGV EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo.

Doutora

Paula Coatti

Doutora em Psicologia Social/Identidade Humana pela PUC/SP (bolsista CAPES), Mestre em Teologia/Aconselhamento pela EST- Escola Superior de Teologia de São Leopoldo/RS, Bacharel em Teologia pela FTBSP – Faculdade Teológica Batista de São Paulo/SP, Bacharel em Comunicação Social e MBA em Gestão Por Processos, ambos pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo/SP. Life Coach e Analista Comportamental DISC pela SLA Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching e IAC – International Association of Coaching. Membro do Conselho Consultivo do IJCB – Insituto de Juristas Cristãos do Brasil e do Diretório Estadual de São Paulo da SBB – Sociedade Bíblica do Brasil. Pesquisadora nas áreas de teologia e psicologia, atua como docente em faculdades de teologia e preletora de cursos diversos, além de realizar atendimento terapêutico de aconselhamento integral.

Doutora

Inês Aparecida Teixeira

É Bacharel em Letras, licenciada em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Mestre em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Integra o grupo de Estudos de Linguagem para Ensino do Português – GELEP – PUC-SP e o GRUPO ERA de estudos retóricos PUC-SP. Professora aposentada da Rede Pública Estadual de São Paulo e da rede particular. Atua como corretora de redação para PUC-SP e trabalha nos projetos de avaliação externa da Avalia do Grupo Santilliana, coordenando de grupos de correção e produzindo de itens avaliativos. Docente da Flam – Faculdade Latino-america, ministrando aulas de metodologia, educação cristã, texto e redação e gestão de projetos sócio-eclesiais. Orientadora de TCC e artigos científicos da pós-graduação. Coordenadora da pós-graduação, professora na pós-graduação das disciplinas metodologia, educação cristã e didática do ensino superior. Presidente, no Brasil, da Aglow International – Organização não-governamental de auxilio comunitário.