Notícias

I SIMPÓSIO DE PASTORAL E MISSÃO

Simpósio

I SIMPÓSIO DE PASTORAL E MISSÃO

“Imigração e Refúgio: desafio da missão contemporânea”

Descrição

As imigrações não são novidades na história, os povos sempre se movimentaram no mundo fugindo de condições precárias de vida, guerras e busca de melhores condições de trabalho. Na atualidade, vivemos esse fenômeno com grande intensidade, com o diferencial que devido ao avanço das comunicações conseguimos acompanhar quase simultaneamente tais movimentos, suas causas e consequências. A ONU estima que atualmente existem em torno de 160 milhões de pessoas na condição de migrantes. As guerras contemporâneas e a fome em vários lugares do mundo são as principais causas dessa movimentação de povos atual, e, boa parte desses imigrantes são recebidos na condição de refugiados.

O Brasil sempre foi um grande recebedor de imigrantes, entre eles podemos contar os europeus e asiáticos que aportaram nessas terras em busca de melhores condições de vida. Atualmente, o Brasil tem recebido pessoas também na condição de refugiados, mediante cuidado especial de proteção e abrigo. Conforme informação do CONARE – Comitê Nacional para os Refugiados, até 2017 havia mais de dez mil refugiados no Brasil. Em 2018 esse número certamente se agravou com a entrada de venezuelanos através do norte brasileiro, entre outras pessoas que aportam ou aterrissam todos os dias nas terras brasileiras.

Além do acolhimento e do cuidado, outra tarefa urgente a ser realizada pelos refugiados é o levantamento de dados, reflexão e discussão sobre o assunto, visando chamar a atenção das comunidades cristãs para esta situação e subsidiá-la com informações e bases teológicas para a ação missional/pastoral em relação à ela.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Dias: 22 a 23 de outubro de 2018

(segunda e terça-feira)

Data limite para envio dos trabalhos: 19/10

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Público: Teólogos/as, estudantes de Teologia, pastores(as), missionárias(os), líderes eclesiais e pessoas interessadas no assunto.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Confirme sua presença! 
(11) 4651-4180 – info@flam.org.br
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Regras para envio de comunicações

As comunicações poderão ser submetidas segundo as regras abaixo.

1. Cada comunicador poderá submeter apenas um trabalho.

2. Será permitida a inscrição de trabalhos com até um coautor, desde que ambos estejam presentes no Encontro para o debate do seu texto.

3. As comunicações devem se adequar aos diversos temas abrangidos pela temática do evento.

4. A proposta de comunicação deve conter entre 900 e 1200 palavras. O arquivo do resumo deve conter os seguintes dados: nome, e-mail e instituição onde estuda/estudou. Devem ser enviados para o e-mail coordenadoriaflam@gmail.com até o fim do prazo de inscrição. O e-mail deve ter como assunto “Proposta de Comunicação”. Os resumos aprovados serão publicados no site do evento, e os comunicadores avisados por e-mail.

5. A comissão se reserva o direito de desconsiderar inscrições que não cumpram as diretrizes expostas.

6. Cada comunicador terá 20 (vinte) minutos para a apresentação. Ao final de cada mesa será franqueado dez minutos para debate.

7. É competência da comissão a distribuição das comunicações nas diversas mesas de apresentações de trabalho.

8. Será entregue um certificado de apresentação da comunicação ao próprio autor. No caso de coautoria, a entrega dos certificados é condicionada à participação de ambos os autores no debate do texto.

9. Visando facilitar a organização do evento, o comunicador impossibilitado de comparecimento, deverá avisar antecipadamente a comissão.

10. Casos omissos serão avaliados pela comissão.

Me. Regina de Cássia Fernandes Sanches
Coordenadora do curso de Bacharel em Teologia da FLAM

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dias: 22 a 23 de outubro de 2018

SEGUNDA-FEIRA – 22/10/2018

19H – ABERTURA MUSICAL – FLOR SILVA

19H40 – PAINEL COM PROFESSORES DA FLAM:

 “Caminhos para uma teologia da imigração e do refúgio”

20H40 – DISCUSSÃO E DÚVIDAS

 

TERÇA-FEIRA – 23/10/2018

15H – BANCA DE COMUNICAÇÕES

17H – ENCERRAMENTO DA BANCA

19H – ABERTURA MUSICAL – FLOR SILVA

19H40 – PALESTRA COM A MISSIONÁRIA MAGALI RIBEIRO:

“A Igreja evangélica e o desafio de levar Cristo aos refugiados”

20H40 – DISCUSSÃO E DÚVIDAS

Mais Notícias